Solos
O estudo da técnica e controle da compactação é relativamente recente e tem sido desenvolvido principalmente para a construção de aterros.
A compactação é um processo no qual se visa melhorar as propriedades do solo garantindo certa homogeneidade, procedendo-se a eliminação do ar.
3. 1 – Introdução:
Porter desenvolveu a teoria de compactação para verificar a influência do teor de umidade na qualidade final de um solo compactado.
Ralph Proctor, em 1933, publicou uma série de artigos, divulgando o seu método de controle de compactação, baseado num novo método de projeto e construção de barragens de terra compactadas que estava sendo empregado na Califórnia; onde é apresentado que a densidade com que um solo é compactado, sob uma determinada energia de compactação, dependo do teor de umidade no momento de compactação.
3. 2 – Ensaios de Compactação
3. 2.1 – Introdução Teórica
Proctor desenvolveu um ensaio dinâmico para determinação experimental da curva de compactação (massa específica aparente seca (γs) versus teor de umidade (h)) (figura
3.1).
γs (g/cm³)
γs máx ramo seco
ramo úmido hot
h (%)
Figura 3.1 – Curva de compactação
Na figura 3.1, no ponto de inflexão da curva determinamos o teor de umidade ótimo
(hot) que representa que se um solo for compactado com a energia do ensaio, nesse teor de umidade ele apresentará a massa específica aparente seca máxima.
O ramo ascendente da curva de compactação é denominado ramo seco e o ramo descendente, de ramo úmido. No ramo ascendente, a água lubrifica as partículas e facilita o arranjo destas, ocorrendo por essa razão, o acréscimo da massa específica aparente seca. Já no ramo descendente, a água amortiza a compactação e começa a ter mais água do que sólidos, sendo por essa razão que a massa específica aparente seca decresce.
Rita Moura Fortes
1/12
Para uma mesma energia, solos de granulometria diferente apresentam valores de teor de umidade ótimos e massa