Heráclito de Éfeso
Curso: Licenciatura Matemática.
Disciplina: Iniciação à Filosofia.
Filósofos Pré – Socráticos
Vida e Obra de Heráclito de Éfeso.
Antonio Sales Matos Filho.
Fortaleza, 2013
Vida
Não sabemos muito sobre a vida de Heráclito. Nasceu na cidade de Éfeso, por volta de 550 a. C, na Ásia Menor, hoje no território onde fica a Turquia. Era um aristocrata, pertencia à família real. Alguns relatam que abdicou o cargo de Rei em beneficio de seu irmão. Heráclito é conhecido como “O obscuro”, pois seus escritos são muito complexos e difíceis de serem interpretados, como por exemplo, “Sobre a Natureza” uma obra que poucos conseguem entender. Era um critico de outros filósofos, como por exemplo, Pitágoras, sobre o qual disse: "O fato de aprender muitas coisas não instrui a inteligência; do contrário teria instruído Hesíodo e Pitágoras, do mesmo modo que Xenófanes e Hecateu".
Alguns dizem que após deixar seus manuscritos no templo de Artemis, passou a viver nas montanhas, depois de se decepcionar com seus contemporâneos. Acredita-se que Heráclito morreu por volta de 480 a. C.
Obra e pensamentos
Dos escritos de Heráclito temos acesso a alguns aforismos, sentenças curtas que revelam um principio mais abrangente.
Para Heráclito tudo o que existe está sempre mudando e passando por transformação. A essas mudanças chamou de Devir.
Uma frase bem conhecida de Heráclito revela esse seu pensamento: “É impossível entrar no mesmo rio duas vezes.” Segundo ele, o rio e nós mesmos já não seriamos os mesmos na segunda vez que entrássemos no rio. Este era o seu Logos, a mudança. Para ele “nada é permanente, exceto a mudança.”
"Este mundo, que é o mesmo para todos, nenhum