Hervé théry
Hervé théry nasceu em 04 de dezembro de 1951 em somain, França.
E um geógrafo político francês radicado no Brasil. Théry ajudou a introduzir no Brasil os conceitos e métodos da geografia regional francesa, renovada nos anos de 1980 e 1990, especialmente a modelização gráfica.
Théry fez seu doutorado em geografia na Universidade de Paris Sorbone. Atualmente é pesquisador no Centre de recherche ET de documentation sur I’AMÉRIQUE latine (CREDAL) do Centre National de La Recherche Scientifique em Paris, professor convidado da USP e pesquisador convidado da Universidade de Brasília.
Desde 2005 é professor doutor na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Suas áreas de pesquisa são geografia do Brasil, geografia política, cartografia temática, Europa e América Latina.
Primeiro titular da Cátedra Pierre Monbeig (que leva o nome do geógrafo francês que participou da fundação da USP) ele trabalha ao reforçar os laços entre a geografia brasileira e a geografia francesa, tendo como exemplo a fundação da revista franca brasileira de geografia Confins.
Théry publicou algumas obras, são elas: * Rondônia: Mutações de um Território Federal na Amazônia Brasileira 1ª Ed. * Atlas do Brasil, Disparidades e dinâmicas do território 1ª Ed. * Meio Ambiente e Desenvolvimento na Amazônia Brasileira. 1ª Ed. * Poder e Território no Brasil, as ilhas para o continente. * Brasil (chorématique um atlas) * Palavras de geografia, dicionário crítico, Recluso/ A documentação francesa. * O território do Estado e estratégias.
Théry também publicou alguns artigos: Os mais importantes são: * “Densidade demográfica em 2007”. * “A população brasileira em 2007”. * “Chaves para a leitura do território paulista em 2006”. * “Hierarquias de futebol e Brasil urbano”. * “A cidade na floresta: São Gabriel da Cachoeira, a capital Rio Negro”. * “Brasília, 40 anos depois”. * “O surf soja brasileira”.