Pensar no passado/pedgogia
TRABALHO EM GRUPO – TG
Aluno(s):
ELIANE FERNADES DE OLIVEIRA RA :1202581 MARIA JUSCILENE E LEMOS OLIVEIRA RA:1201865 KATIE MOURA RODRIGUES RA:1202570
POLO ITAQUERA
2012
Pensar no passado, entender o presente e recriar o futuro
No passado a escola transmitia a ideia de que o professor era o sujeito que detinha o saber e de que o aluno nada sabia, era somente um deposito e os conhecimentos aprendidos não tinham conexão com o mundo de fora da escola.
Não eram permitidas conversas durante a aula,o professor estava sempre a frente ,das carteiras enfileiradas, e a qualquer falha o aluno ,era punido das mais diversas formas,ficar ajoelhado no milho,segurar uma argolinha por horas,ficar atrás da portas ,o professor era temido e respeitado , notas baixas, reprovação e te o absurdo de lavar os ouvidos, não se questionavam ordens ou ensinamentos a atenção era para os conteúdos que o dono do saber transmitia(o professor) , a escola era uma obrigação e servia para reproduzir a herança cultural e política da época.
No presente novas teorias , novas perspectivas a educação tem um novo olhar : e repetição e o adestramento do saber o foco centra-se na aprendizagem , no desenvolvimento e no crescimento do aluno ela respeita as individualidade a passividade não e mais exaltada o senso critico o envolvimento tomam o lugar .
Como nem tudo é perfeito a escola do presente e a do passado ainda assemelham-se, ainda há ranços de conservadorismo e conteúdismo que continuam a assombrar a escola . O aluno ainda vai a escola por obrigação e não por prazer, muitos professores ainda ficaram somente na teoria do novo e na hora