análise cartográfica
Considerações Gerais O presente trabalho busca realizar a análise cartográfica do capítulo 5 de título: Globalização, este fazendo parte integrante da Unidade 2 da obra Ser Protagonista (A nova ordem internacional). O capítulo 5, foi organizado em 9 outros subtítulos desmembrando o conteúdo principal, seguido de atividades (vide imagens abaixo). Nessa composição temos a organização total dos conteúdos em 14 páginas porém, o capítulo possui apenas 2 mapas e estes serão utilizados na análise.
Análise Cartográfica
Mapa 1 (análise e visualização)
O mapa apresenta uma coerência parcial entre o seu tema e a legenda, posto que torna-se claro a identificação das civilizações classificadas por Samuel Huntington, mas não quais são os conflitos existentes entre elas, ou mesmo as principais áreas de tensão existentes no globo terrestre. A simbologia segue as normas internacionais, valendo-se da variável de imagem de distinção, sem criar uma hierarquia ou juízo de valor sobre as classificações. A escala cartográfica é adequada, pois permite visualizar claramente quais regiões correspondem a determinada civilização, mesmo com algumas informações adicionais que não tornam o mapa visualmente 'poluído'. O recurso conta ainda com a orientação cartográfica, tanto do norte quanto das coordenadas geográficas, tornando menos complexa a tarefa de localização. Além disso oferece a fonte original: HUNTINGTON, Samuel. O choque de civilizações. rio de Janeiro: Objetiva, 199. p.26-27.
Mapa 2 (análise e visualização)
O mapa apresenta uma legenda básica, com a função apenas de localização de cidades, em termos de semiologia gráfica possui a devida coerência, porém poderia existir uma melhor articulação entre o tema abordado - a máfia Camorra - e