herpes
Herpes, denominação genérica de vários tipos de erupções cutâneas, causadas principalmente pelo vírus do herpes simples e o vírus da varicela-zoster. Outros herpes vírus importantes são o vírus de Epstein-Barr, causador da mononucleose infecciosa, e o citomegalovírus, que pode provocar anomalias congênitas.
Herpes
Herpes simples é uma infecção causada pelo vírus herpes humano (HSV 1 e 2) é contagiosa e benigna, também classificada como doença sexualmente transmissível que se caracteriza pelo aparecimento de pequenas bolhas agrupadas especialmente nos lábios e nos genitais, mas que podem surgir em qualquer outra parte do corpo.
A transmissão se dá pelo contato direto das lesões com a pele ou a mucosa de uma pessoa não infectada. O vírus de herpes humano pode permanecer latente no organismo e provocar recidivas de tempos em tempos.
Nas crianças, é causa de lesões dolorosas na boca, às vezes confundidas com aftas, mas que são sinais de uma doença conhecida como estomatite herpética.
Tipos de Herpes
Pode-se dizer que existe basicamente dois grupos de herpes: o herpes simples tipo 1 e tipo 2, temos também o herpes zoster (que alguns médicos consideram como tipo 3) . No herpes simples ( tipo 1 e 2 ) a doença possui as mesmas características, diferenciando-se apenas na localização.
O herpes simples 1 afeta geralmente a boca, podendo também se alastrar para outras regiões do corpo, o herpes simples 2 atinge especificamente a área genital e o herpes zoster é a reativação do vírus da varicela (ou catapora) que a pessoa já havia adquirido, provavelmente na infância na maioria das vezes no tórax.
Principais sintomas
Normalmente a pessoa que tem o herpes labial sente um discreto ardor, prurido (coceira) poucas horas antes de surgirem as lesões características do herpes, que são as vesículas (pequenas bolhas) agrupadas, com inchaço e vermelhidão por baixo. Essas bolhas podem infectar e apresentar pús, que depois se rompem e formam pequenas feridas.