Herpes
• Essa virose é causada por três tipos de vírus: a herpes simples tipo 1 (HSV1)ou herpes bucal, a herpes simples tipo 2 (HSV2) ou herpes genital e a herpes-zoster (HZ, ligada ao vírus causador da catapora).O contágio de herpes se dá por meio do contato direto com a pele de uma pessoa infectada, e menos frequentemente pelo contato indireto. O vírus penetra através de aberturas minúsculas na pele ou por áreas úmidas, porém os sintomas podem não aparecer por mais de um mês depois da infecção. Acreditava-se que o contágio era mais comum durante o período ativo do vírus, no qual há formação de feridas, porém no início da década de 80, descobriu-se que o vírus pode ser transmitido na ausência de sintomas.
•
Aluna: Ana Paula Sarnowski
Prof. Gabriele
Comunicação em Enfermagem
Técnico Enfermagem
Colégio Estadual São Pedro Apóstolo
Referência
Livro
Enfermagem, Editora DCL.
(Cap. 01 Microbiologia, pg. 21.Herpes).
HERPES
Como é Transmitida?
A transmissão se dá pelo contato direto das lesões com a pele ou a mucosa de uma pessoa não infectada. O vírus de herpes humano pode permanecer latente no organismo e provocar recidivas de tempos em tempos. Nas crianças, é causa de lesões dolorosas na boca, às vezes confundidas com aftas, mas que são sinais de uma doença conhecida como estomatite herpética.
Complicações
Geralmente as infecções pelo vírus do herpes não causam problemas mais sérios em adultos saudáveis. Em pessoas com comprometimento do sistema imune, entretanto, as manifestações podem ser severas e duradouras.
Ocasionalmente, as pessoas podem ter herpes do olho, que é causado geralmente pelo HSV-1. Essa infecção pode causar problemas oculares sérios, inclusive levar à cegueira. Uma mulher com herpes e que esteja grávida pode transmitir a infecção para o bebê. Um bebê que nasce com herpes, por sua vez, pode vir a óbito ou ter sérios problemas no cérebro, pele ou olhos.
Período de Transmissibilidade