Herpes
A Herpes simplex é uma doença viral recorrente, geralmente benigna, causada pelos vírus Herpes 1 e 2, que afetam principalmente a mucosa da boca ou região genital, mas podem causar graves complicações neurológicas. Não tem cura, mas alguns remédios podem ser utilizados para diminuir os sintomas.
O hepesvírus simplex tem como uma de suas caracteristicas a rápida capacidade de replicação e contágio.
SLIDE 02
Os HSV1 e HSV2 são muito semelhantes, mas apresentam algumas diferenças significativas.
As proteínas da parte externa diferem-se nos dois vírus, o que permite ao sistema imunitário reconhecer os dois vírus de forma diferente e, a partir dai, produzir anticorpos para HSV-1 diferentes dos mesmos produzidos para o HSV-2.
O HSV1 tem características que o levam a ser particularmente infeccioso e virulento para as células da mucosa oral. O HSV2 tem características de maior virulência e infecciosidade para a mucosa genital. No entanto, o HSV1 também pode causar herpes genital e o HSV2, herpes bucal.
Considera-se que o HSV-1 causa lesões acima da cintura e o HSV-2 abaixo. Contudo, sabe-se hoje que isto não é regra:
- 40% dos vírus herpes isolados da região genital são HSV-1- 5% dos vírus isolados da região facial são HSV-2.
SLIDE 03
MANIFESTAÇÕES DA DOENÇA
Ela se manifesta inicialmente com uma mancha eritematosa e logo após acontece a formação de vesículas (pequenas bolhas) nos lábios, boca, nariz, olhos, rosto, órgãos genitais e nádegas, causando dor, mas tambem pode afetar outras áreas. Dependendo da “porta de entrada” do vírus é o local de infecção e lesão, podendo ser transmitido para outras áreas do corpo.
É um vírus crônico, de caráter recidivo permanecendo no indivíduo ao longo de toda a sua vida, nos chamados períodos de latência.
Desaparecem em dias, não deixando, normalmente, cicatrizes. Contudo, em zonas húmidas do corpo, estas lesões podem formar úlceras. Em indivíduos imunodeficientes, estas lesões