Herpes
Uma vez dentro de um organismo, dificilmente esse vírus será eliminado, porque se aproveita do material fornecido pelas células do hospedeiro para sua replicação. Além disso, como se esconde dentro das raízes nervosas, o sistema imunológico não tem acesso a ele. Manifesta-se com o aparecimento de pequenas bolhas na pele ou na mucosa da área genital. Essas bolhas podem arder, coçar e até se transformar em pequenas ulcerações. As bolhas desaparecem, e voltam a aparecer em intervalos de tempo que podem durar dias, meses ou anos. Essa é uma das características mais significativas da doença. Fatores como traumatismo local, stress, cansaço, debilidade imunológica estão associados ao aparecimento dos surtos de herpes genital.
Não há cura para herpes, porém medicamentos antivirais podem diminuir e prevenir as erupções. Aciclovir é o medicamento usado para tratar o herpes.
Pessoas com herpes genital devem evitar relações sexuais no período em que a doença estiver ativa, mantenha sempre as medidas básicas de higiene, deixando a área infectada limpa e seca.
A melhor maneira de prevenir o herpes genital é usar preservativo nas relações sexuais e evitar múltiplos parceiros.
Responda:
Há diferença entre os vírus que provocam herpes labial e herpes genital?
O tratamento é o mesmo para os dois tipos de vírus?
Herpes simples (pubiana)