hermeneutica juridica
1 – Construa um texto caracterizando uma compreensão do sentido da passagem abaixo em função do contexto problemático e dos elementos fundamentais que envolvem a noção de interpretação hermenêutica, abordada por Richard Palmer, no texto estudado:
“[...] a critica moderna literária tornou-se cada vez mais tecnológica. Imitou-se cada vez mais a abordagem do cientista. O texto de uma obra literária (mau grado a sua «existência» autônoma) tende a ser encarado como um objeto – um «objeto estético» [...] e a análise é considerada como sinônima de interpretação”. (PALMER, p. 18)
No livro Hermenêutica, cuja autoria é do escritor Palmer, Richard, ele desenvolve a temática que trata como questão-problema a interpretação (o que vem a ser interpretação?), e simultaneamente a definição sobre o verdadeiro objetivo da hermenêutica do cientista, o texto de uma obra literária tente a ser encarado com um objeto, e a analise é considerada virtualmente sinônimo de interpretação, a interpretação literária é ainda encarada como um exercício de “dissecação” do objeto ou ser literário ( imagem biológica), fazendo com que a interpretação literária cai-se num modo cientifico de pensar. Para o cientista, interpretação é análise que ele faz dos dados, para o crítico literário, interpretação é analise de obras, sempre estamos interpretando, uma carta, um sinal na estrada, uma observação de uma amigo, o simples fato de olharmos o relógio e ver já é uma interpretação. O simples fato de existir é uma processo constante de interpretação.
A hermenêutica é a ciência da interpretação, nas importa se de testos, obras ou objetos, há uma grande critica no uso demasiado do método cientifico para analisar textos. Muitos deles são tratados como objetos e não deveriam. Da mesma forma que os cientistas dissecam um sapo, os estudiosos querem fazer a dissecação conceitual do objeto literário. Um objeto é sempre selado com um toque humano. Uma obra de uma homem ou de deus. Um objeto pode