Hereditariedade x meio ambiente
Antes de falarmos deste assunto vamos lembrar que as pessoas de todo o mundo são diferentes tanto no tamanho, religião, sexo, idade, intelectualidade, Q.I., à educação que teve acesso, a classe social e a moral. A individualidade é o resultado da combinação das características biológicas e a influenciada pelo ambiente em que o individuo conviva. A agressividade está ligada somente ao tipo de experiências macro e micro social, mas recentemente reconheceu-se a importância dos elementos biológicos, constitucionais e hereditários na origem dos comportamentos agressivos. A influência do meio sobre a hereditariedade não pode ser detectada, porque não se consegue medir nenhum aspecto do comportamento em termos de genótipo. * Meio Ambiente:
O meio ambiente exerce influência antes mesmo do nascimento e esta se multiplica através do meio familiar e social.
É relacionada às pessoas com quem se relaciona da situação financeira e escolas que frequentou, mas o meio ambiente é relacionado a muitas influencias.
Características ambientais: * O meio ambiente abrange muitas influências;
* O meio químico pré-natal: drogas, nutrição e hormônios;
* O meio químico pós-natal: oxigênio e nutrição.
Por este meio que o indivíduo tem experiências relacionadas às outras pessoas, como por exemplo, diferenciar os sons das vozes, contato físico com outras pessoas, experiência sensorial constante. Todos passam por essa experiência. E há a experiência que ocorrem pelos eventos processados pelos sentidos, experiência sensorial variável, que diferem de um animal para outro da mesma espécie, dependendo das circunstancias de cada indivíduo. Nem todos passam por esta experiência.
Um exemplo baseado em um caso concreto que está a favor da influência ambiental na formação da personalidade, foi o estudo realizado com gêmeos idênticos, que apenas foram criados em lugares diferentes por diferentes pessoas. E foram encontradas