Itroducao ao mkt nescau
1561 palavras
7 páginas
1- AchocolatadosEntende-se por achocolatados os produtos de chocolate em pó (solúveis), os agregados sólidos arredondados (linha cereais) e os líquidos, que correspondem a leite aromatizado ou flavorizado com chocolate. Os achocolatados em pó podem ser preparados para consumo dissolvendo-os em leite ou água e também podem ser utilizados no preparo de bolos, doces, glacês e sorvetes. Em geral, os achocolatados (líquidos ou em pó) apresentam um elevado conteúdo calórico (variando entre 100 e 400 Kcal), carboidratos, proteínas, gordura, vários nutrientes (Cálcio, Ferro, Sódio e Fósforo), Niacina e vitaminas de vários tipos.
Esses produtos são acondicionados em pelo menos quatro tipos diferentes de embalagens, identificadas como segue: achocolatados em pó solúveis - embalagens de lata e frascos plásticos; achocolatados sólidos na forma de agregados - embalagens na forma de caixas cartonadas e picotadas; achocolatados líquidos dissolvidos em leite - embalagens longa vida (Tetra Pack e Tetra Rex).
1.1- O Mercado dos Achocolatados
O mercado de achocolatados brasileiros movimenta aproximadamente R$ 700 milhões por ano, com destaque para as vendas do quadrimestre junho-setembro, que são praticamente iguais a soma dos oito meses restantes do ano. O mercado de achocolatados vem crescendo no Brasil a um ritimo de 15% ao ano, de acordo com os dados do site Universia.
As super marcas brasileiras apresentam uma peculiaridade, são, em sua maioria, um fenômeno restrito ao mercado nacional e caminham na contra mão da globalização.
O Brasil é o quarto maior mercado de chocolate no mundo, o país perde apenas para Estados Unidos, Alemanha e Reino Unido no consumo de chocolate.O consumo médio por brasileiro é de 2,4 kg por ano, cerca de metade do que um americano consome. Em São Paulo, por exemplo, o consumo chega a 3,8 kg por ano, enquanto em alguns Estados do Norte não chega a 1 kg.
Segundo a Associação Brasileira da Indústria do Chocolate, Cacau, Amendoim, Balas e