Sociologia ead
O indivíduo, desde o nascimento, faz parte de uma organização social, que pode assumir cinco formas: díades, grupos sociais, organizações formais, comunidades e sociedades. A organização social é responsável pela interação social, que desenvolve padrões sociais e permite a socialização dos seres humanos.
7.1 Díades
Díade significa par ou “grupo de dois”, e pela própria definição da palavra significa que a interação social padronizada ocorre entre duas pessoas, por exemplo: * Dois amigos * Professor-aluno * Médico-paciente * Autor-leitor * Mãe-filho
Quando estas duplas interagem, adotam padrões sociais ou condutas especificas.
7.2 Grupos Sociais
O que significa grupo? Possivelmente a resposta que vem cabeça é que grupo significa a reunião de várias pessoas. Mas essa resposta não é suficiente para entender o que é grupo social. Um grupo de pessoas numa parada de ônibus, por exemplo, não chega a ser um grupo social.
Porque, para ser um grupo social, é necessária uma interação mais intensa e duradoura, entre pessoas que compartilham uma consciência comum e de membros. Em função dessa característica, Fichter in Lakatos e Marconi (1999) define grupo social como:
Para este autor, as os grupos sociais são reconhecidos pelas seguintes características: a. Identificação: O grupo deve ser identificado pelos seus membros e pelos elementos de fora. a. Estrutura Social: Cada componente ocupa uma posição relacionada com a posição dos demais. a. Papéis Individuais: Cada um de seus membros tem uma participação determinada. a. Relações Recíprocas: deve haver interação. a. Normas Comportamentais: São determinados padrões sociais que orientam a ação dos componentes do grupo e determinam a forma de desempenho do papel. a. Interesses e Valores Comuns: O que é considerado bom, desejável, aceito e compartilhado pelos membros do grupo. a. Inalidade Social: Razão de ser e objetivo do grupo.