Sociedade
ORIGENS DO PENSAMENTO SOCIAL
Por Prof(a)Ellen Plümer
s primeiros passos da nossa jornada têm por objetivo tornar conhecidos os instrumentos que as Ciências Sociais nos oferecem para a compreensão da realidade social. Começaremos conhecendo como nasceu a busca permanente que empreendemos, para a resposta a três perguntas que nos fazemos desde os tempos da Grécia Antiga:
O
Fonte 1: Arquivo Ulbra Ead
Contexto histórico surgimento Ciências Sociais
Origens do pensamento social e seu nascimento como ciência
3
V
amos começar, então, estudando o contexto histórico de surgimento das Ciências Sociais e identificando as transformações culturais, econômicas e políticas que tornaram possível o surgimento das Ciências em geral, como forma moderna de organização do conhecimento.
Fonte 2: Arquivo Ulbra Ead
Assim, precisamos conhecer o período Feudal (fase anterior à Revolução Científica) e as explicações então produzidas sobre a humanidade, a natureza e a sociedade. Em seguida, verificaremos como as Revoluções Industrial e Francesa (fase pós-Revolução Científica), contribuíram para a consolidação do sistema capitalista e para a ascensão econômica, política e cultural da classe burguesa.
Período Feudal – as explicações sobre a humanidade, a natureza e a sociedade eram baseadas na visão teológica.
A Ciência antes da Revolução Científica
A humanidade sempre refletiu sobre os fatos e problemas da sua vida social, procurando compreendê-los. Para compreendermos a produção cultural de um povo é necessário verificarmos como os indivíduos se relacionam ao produzir sua própria existência. As primeiras tentativas
www.ulbra.br/ead
Sociedade e Contemporaneidade
As primeiras tentativas para compreender os fenômenos sociais baseavam-se mais na imaginação do que na inin vestigação científica.
de compreender as relações sociais baseavam-se mais na imaginação do que na investigação científica dos fenômenos. Na Grécia