Hereditariedade vs meio ambiente
DEPARTAMENTO DE FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
DISCIPLINA – PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO I – FUE 1038
PROFESSORA – ANDRÉA FORGIARINI CECHIN
A PROBLEMÁTICA HEREDITARIEDADE E AMBIENTE ENFOCADA A PARTIR DAS TEORIAS
MATURACIONISTAS, COMPORTAMENTALISTAS E INTERACIONISTAS
Segundo Bee (1996) a discussão hereditariedade X ambiente, ou natureza X meio ambiente, ou nativismo X empiricismo, é uma das questões teóricas mais antigas tanto da filosofia quanto da psicologia. Esta questão, quando formulada por um psicólogo desenvolvimentista, é basicamente: o desenvolvimento de um indivíduo é determinado por padrões inatos no nascimento ou é moldado por experiências posteriores a ele?
Antes de abordarmos a problemática em questão, seria interessante explicitarmos alguns conceitos, tais como HEREDITARIEDADE e AMBIENTE.
“A hereditariedade abrange todas as influências transmitidas dos pais às células do sexo, que se fundem para formar o rebento. O que as pessoas herdam continua a predispôlas e a estimulálas por toda a vida, porque o código hereditário atua enquanto existe vida. A hereditariedade é um processo, no decurso de cujo desenvolvimento emergem os traços genéticos.” (PIKUNAS, 1979, p. 6061)
Ambiente “
2. Aquilo que cerca ou envolve os seres vivos ou as coisas; meio ambiente.” (FERREIRA,
1986, p. 101102)
“O meio em que a pessoa vive é tanto físico quanto social. Os vários fatores físicos por exemplo, clima, localização em um subúrbio descampado ou num bairro congestionado da cidade, o tamanho e a conveniência do lar continuamente afetam a criança de inúmeras maneiras.” (PIKUNAS, 1979, p.
65)
A polêmica sobre o papel que a herança e o meio ambiente desempenham na determinação do desenvolvimento é uma discussão que remonta as bases da psicologia evolutiva. Desta discussão surgiram três tendências ou correntes teóricas:
TEORIAS
MATURACIONISTAS ou INATISTAS
TEORIAS
COMPORTAMENTALISTAS ou AMBIENTALISTAS