Trabalho sobre o varejo
No setor do varejo, podemos ver a reestruturação de empresas de vários segmentos, para deixar as companhias do cenário de competição mais acirrada. Todas essas companhias tem um principal objetivo que é atrair clientes, e por isso sofrem mudanças estratégicas.
O varejo no Brasil vem se modificando nos últimos tempos, ficando mais competitivo e moderno, surgindo novas estratégias competitivas que além de reduzir os preços e custos querem aumentar sua abrangência nacional.
A palavra’’ comunicação ‘’ sugere, comunicar a ação, tornar algo comum. Sendo assim deve se trazer um sentido para a atividade das pessoas que fazem parte da organização ou esfera, promovendo integração entre as partes. Como também promover interação entre a empresa e seus clientes.
Segundo o biólogo Humberto Maturana Apud Capra (1996, p. 58) “a comunicação não é uma transmissão de informações, mas em vez disso, é uma coordenação de comportamento entre organismos vivos por meio de um acoplamento estrutural mútuo”. Pensando desta forma quando nos comunicamos, estamos construindo uma nova visão entre os indivíduos e instituições.
Podemos ver comunicação atuando com uma postura estratégica, pois a partir da hegemonia e fluxo das informações, que as organizações podem promover, interações que lhe permitam aprender e com isso evoluir.
A comunicação de varejo é algo mais imediatista, com períodos mais curtos que leva em conta hábitos regionais. Destacam-se preços e condições, ao invés das características do produto, com isso podemos observar inúmeros fatores que diferem da comunicação industrial.
Podemos enfatizar a importância da busca pela identidade visual e imagem empresarial, como foco diferencial no varejo, respeitando as características do mercado e clientes para garantir a sobrevivência no mercado.