Trabalho sobre varejo
“O varejo engloba todas as atividades relacionadas à venda direta de produtos e serviços aos consumidores finais, para uso pessoal, não relacionada a negócios.
Qualquer empresa que forneça um produto ou serviço para o consumidor final está praticando varejo. A venda pode ser realizada de forma pessoal, por correio, por telefone, por máquinas de vendas ou pela Internet, em uma loja, na rua ou na casa do consumidor. Há diversos tipos de organizações de varejo, e continuamente surgem novos. Existem os varejistas de loja, varejistas sem loja e organizações de varejo.”
O varejista compra em grandes lotes junto ao atacadista (ou fabricante) e vende em unidade para o consumidor final. Também é um fabricante de serviços, ao vender um produto, pode vir a oferecer serviços de entrega, montagem e instalação.
O segmento de varejo no Brasil tem passado um período de grandes transformações com a criação de grandes grupos empresariais. Estas mudanças tendem a alterar a dinâmica competitiva e operacional interna destas organizações. Neste sentido, a busca da eficiência empresarial passa a ser um objetivo a ser perseguido inerente à própria sobrevivência e crescimento das empresas de varejo. Além disso, é fundamental compreender a magnitude destas mudanças neste segmento e como estas mudanças alteraram o panorama de busca da eficiência interna destas organizações.
O profissional do Varejo é responsável por diversas atividades importantes que constituem o processo, e que são imprescindíveis que funcionem bem harmonicamente para que ao final tudo seja concretizado com perfeição.
As suas funções principais são:
. Vender – Promove o produto, junto ao cliente;
. Comprar – Compra variedade de produtos de vários vendedores para revenda;
. Selecionar – Critério de escolha do tipo de produtos a serem