Herbalife - Coordenação comercial
introdução
O presente trabalho foi realizado no âmbito da unidade curricular de Gestão e Negociação Comercial, do curso de Marketing da Escola Superior de Tecnologia e Gestão.
Consiste na abordagem teórica dos conceitos leccionados nas aulas e explicitação dos mesmos, dizendo estes respeito á coordenação comercial das organizações. Concretamente aborda temas como o conceito de cultura comercial, a organização da área comercial, a compreensão da importância na motivação da força de vendas, a avaliação do impacto da formação sobre a força de vendas, a motivação da força de vendas e ainda a supervisão e controlo das mesmas.
Numa fase posterior á enunciada acima, é estabelecida uma relação entre a componente teórica e a prática, na qual aplicamos as bases teóricas á empresa que seleccionamos. A organização escolhida pelo grupo foi a Herbalife, pois é uma empresa que dá muita importância a todo este tipo de conceitos e os aplica de forma bastante visível.
Cultura Comercial
no plano teórico
A cultura comercial é um aspecto presente nas empresas, sendo cada uma destas culturas unicas, próprias das organizações. A sua existência só é possivel quando a cultura organizacional foca a sua atenção no cliente e o vê como peça fundamental do seu funcionamento. É imperativo definir portanto cultura organizacional, sendo este conceito a junção de valores, crenças e hábitos que fazem parte duma organização e que por sua vez provocam/influenciam comportamentos. As culturas organizacionais podem ser caracterizadas tendo em conta aspectos como as rotinas, os rituais, os sistemas de avaliação e controlo, exercicios de poder e ainda dando atenção aos símbolos. Voltando ao conceito de cultura comercial, esta só existe quando para além do que foi referido no inicio do texto, existe também atenção ao mercado em qual se está inserido, quando se aposta na inovação, quando a procura de negócios é intensa, quando há estratégia, quando existe formação