Herbacio
O que é? Herbário é uma coleção científica, composta por amostras de plantas secas, provenientes de diferentes ecossistemas, servindo como registro e referência sobre a vegetação e flora de uma determinada região. Estas amostras são chamadas de exsicatas, as quais são acompanhadas de uma etiqueta com dados sobre o nome científico e descrição da planta - a identificação - , local e ambiente de coleta; coletor e data de coleta A formação de herbários iniciou-se no século XVI na Itália, como coleções de plantas secas e costuradas em papel. Foi Lineu (1707-1778) que popularizou a prática corrente de montar os exemplares em simples folhas de papel e guardá-las horizontalmente. As informações contidas em um herbário são fontes básicas para os estudos taxonômicos, florísticos, biogeográficos, fenológicos, ecológicos e fornece dados para os trabalhos sobre biodiversidade, usos medicinais, tóxicos, forrageiros, alimentícios, entre muitos outros.
Para que serve?
Para referenciar e permitir identificar facilmente as plantas. A identificação é feita com base em floras, que são livros que contêm chaves e descrições que permitem distinguir as várias famílias, gêneros, espécies, entre outras categorias taxonômicas.
As chaves de identificação são feitas com conjuntos de caracteres morfológicos das plantas. Para observar estes caracteres, por vezes, é necessário recorrer a lupas. As plantas têm um nome científico (composto por duas palavras em latim, a 1ª referente ao gênero e a 2ª à espécie, seguidas do nome do classificador), que é o mesmo em qualquer parte do mundo. As designações vulgares variam regionalmente e podem não corresponder a uma única planta.
Como fazer:
Cada grupo deverá confeccionar 03 exicatas pertencentes a: plantas homeopáticas, ornamentais, aromáticas,etc, contendo, preferencialmente, a planta completa: com caules, folhas, raízes, flores, frutos e sementes. Caso não seja possível, uma foto/imagem deverá ser colada na cartolina no canto