dicente
Natascha MAIA¹ , Sara SANTOS¹, Tainara TEIXEIRA ¹, Talisson PAMPLONA¹
Resumo
Este trabalho apresenta os resultados de análise fitossociológica, área basal, índice de Shannon , Equibilidade e análise da estrutura horizontal, feita em diferentes fragmentos de floresta secundaria na Universidade Federal Rural da Amazônia, localizada na Avenida Presidente Tancredo Neves, 2501, Bairro Montese, Belém - PA, apresentando as características florísticas executadas na parcela de 10x 50m ( 500m²) tamanho de área estipulado para todos os grupos. Em relação a analise fitossociológica foram analisadas apenas espécies com 10 cm de diâmetro, a espécie que apresentou maior valor para o parâmetro estabelecido foi a Pentaclethra macroloba a qual também obteve maior valor em relação a analise estrutural horizontal da tabela de regeneração. O maior valor encontrado para o índice de Shanonn 2,43 e a maior valor de Equibilidade foi de 64,16%. Mostrando uma diversidade e uma distribuição relativamente boa dos indivíduos em suas áreas. Este trabalho possui aproximadamente 20 famílias botânicas distribuídas em áreas de várzea e de terra firme.
Palavras - chave: fitossociológica, horizontal, arbórea, shannon, equibilidade.
Introdução
Floresta é o conjunto de sinúsias formado por quatro estratos arbóreos definidos. Que são arbóreos, arvoretas, herbácio e arbustivos, que predominam duas subformas de vida, os mesofanerófitos, que são árvores eretas, de 20m a 30 m, e os macrofanerófitos que são árvores eretas de 30m a 50m. Tendo como exemplo a floresta amazônica que caracteriza – se por apresentar ambientes diferentes, tais como várzeas e capoeiras.
Sendo mais comum as florestas de várzea, que caracterizam – se por apresentar gleissolos , altos teores de matéria orgânica e predominâncias de palmeiras e aningas.
As florestas secundarias são