Programação de CLP's
Linguagens de Programação
Linguagem de programação básica
Existem 5 tipos básicos de linguagem que normalmente são encontradas em controladores programáveis e são padronizadas pela norma IEC 61131-3:
▪ Linguagens de relés ou diagrama de contatos;
▪ Linguagens por blocos funcionais;
▪ SFC - Sequential Function Chart (diagramas de funções sequenciais);
▪ Lista de instruções;
▪ Texto estruturado.
Mais adiante falaremos com mais detalhes sobre cada uma delas.
As características do programa dependem exclusivamente do software de programação que normalmente é fornecido pelo fabricante do controlador.
Recomenda-se manter um estilo de programação que procure otimizar a área disponível no software. Procure programar instruções próximas, evitando conexões desnecessárias.
MODELO VIRTUAL DO CLP
▪ Para facilitar o entendimento do funcionamento do controlador programável considere que internamente existam vários relés virtuais, isto é, para cada ponto de entrada externa, saída externa e referência interna (bits internos ou relé auxiliar) existe um relé.
Linguagem Ladder (LD)
▪ Também conhecida como linguagem de relés é uma representação gráfica da linguagem de programação do controlador. É a representação clássica de lógica através de símbolos de contatos e bobinas de relés encontrada na maioria dos controladores programáveis.
▪ Conforme o próprio nome sugere as instruções básicas se originaram no diagrama eletromecânico, cujo elemento principal de controle é o relé, especificamente sua bobina e seus contatos.
▪ Por ser a primeira linguagem utilizada pelos fabricantes é muito difundida e recebeu vários nomes desde sua criação, entre eles citamos: diagrama de escada ("ladder"), diagrama de contatos e linguagem de contatos.
▪ Bobinas e contatos são símbolos utilizados nesta linguagem. Os símbolos de contatos programados em uma linha representam as condições que serão avaliadas de acordo com a lógica, e