TDAH
Assunto do Seminário: Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: Aspectos Sociais e Psicológicos
Resumo: A identificação precoce, na família e na escola, dos transtornos de déficit de atenção/hiperatividade na infância e na adolescência, é de fundamental importância no processo de crescimento do ser humano e na compreensão e gerenciamento de sua sintomatologia e dos aspectos inerentes ao seu desenvolvimento e evolução. Este artigo, por meio de uma revisão não sistemática da literatura, faz referência ao papel do ambiente familiar e escolar na formação dos sujeitos, tanto em nível psíquico quanto social e no emocional, tendo em vista o desenvolvimento global e saudável da criança e do (a) adolescente. Além disso, expõe as características associadas os transtornos de déficit de atenção/ hiperatividade, destacando os fatores do ambiente familiar e escolar que podem acentuar ou minimizar suas manifestações clínicas.
Palavras-Chave: Ambiente escolar, Ambiente familiar, Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade.
1. Introdução
Com a evolução da medicina no mundo e o desenvolvimento de tecnologias, são cada vez mais aperfeiçoados métodos de diagnósticos e tratamentos para as novas doenças que são descobertas. Entretanto, muitos se esquecem de considerar os problemas das crianças e dos adolescentes das comunidades escolares, como é o caso do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).
Embasados em Rohde (2002), o TDAH é hoje um problema de saúde mental bastante frequente em crianças, adolescentes e adultos em todo o mundo. Ele é reconhecido por vários países e pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é caracterizado por uma constelação de problemas relacionados com falta de atenção, hiperatividade e impulsividade. Esses problemas resultam de um desenvolvimento não adequado e