Afídeos e floema
Relação entre afídeos e floema
Os afídios, afídeos, pulgões ou piolhos-das-plantas são insectos diminutos que se alimentam da seiva de plantas, da superfamília dos afidoídeos, ou Aphidoidea (algumas fontes registam Apidoidea) na divisão Homoptera da ordem dos Hemiptera. Podem também ser consideradas como afídios as espécies das famílias Phylloxeridae e Adelgidae, da superfamília Phylloxeroidea. Conhecem-se cerca de 4 000 espécies de afídios, classificadas em 10 famílias (não incluindo as duas atrás referidas). Cerca de 250 espécies constituem sérias pragas para a agricultura, floresta, horticultura e jardinagem, já que sugam a seiva das plantas, colonizando, em grande número, caules, folhas, gemas, flores, frutos e raízes. Variam em tamanho, de 1 a 10 mm de comprimento. São, geralmente, de cor uniforme, baça ou brilhante, existindo espécimes castanhos, cinzentos, amarelos, verdes, vermelhos ou pretos.
Figura 1: Pulgões se alimentando de seiva do caule de plantas.
É um inseto muito utilizado nos estudos de anatomia e fisiologia vegetal devido sua associação com a seiva das plantas, sua principal e única fonte de alimento. Pode-se medir a quantidade de seiva translocada no corpo do vegetal utilizando o aparelho bucal dos pulgões, retirando seu corpo e deixando o estilete inserido na planta. Dessa forma a seiva irá sair pelo estilete por meio da pressão interna e pode ser medida através de equipamentos específicos.
A B
Figura 2: (A) Pulgões se alimentando de seiva conduzida nos feixes vasculares da folha. (B) Pulgão excretando seiva absorvida em excesso.
Seu aparelho bucal, em forma e estilete, é introduzido no floema das plantas onde sugam seiva elaborada, causando sérios danos às culturas, reduzindo a taxa de assimilação de nutrientes e pela transmissão de