Inglês
2.1: O transporte nas plantas
Ficha de Trabalho
Transporte no Xilema e no Floema
1: Mecanismos de absorção de água e sais minerais.
A água movimenta-se por osmose ao nível das células epidérmicas e pelos radiculares, quando o conteúdo celular apresenta um défice de água e uma pressão osmótica superior à solução do solo. Além da absorção de água, as raízes têm um papel ativo na absorção dos elementos minerais necessários ao crescimento das plantas.
O gráfico seguinte mostra o comportamento da absorção do ião manganésio pelas raízes, previamente lavadas durante duas horas, com água da torneira.
1.1 Indica como vária ao longo do tempo a absorção do ião pelo tecido radicular.
1.2 Procura explicar a importância da lavagem em água da torneira.
1.3 Considera o seguinte dado: “Verificou-se que a taxa de absorção iónica de tecidos de raízes tratadas com inibidores da respiração era muito semelhante à das raízes não tratadas com inibidores, mas somente no que respeita à primeira fase de absorção iónica.” Indica quais os processos de transporte que intervêm na absorção de iões. Justifica
2: Fatores envolvidos na circulação ascendente de seiva bruta.
A circulação ascendente da seiva bruta é explicada através de duas teorias: A Teoria da Pressão Radicular e a Teoria da Tensão-Coesão-Adesão.
A: teoria da pressão radicular
A pressão radicular é uma força que causa a elevação da água e resulta, provavelmente, da diferença de concentração da solução do solo e da concentração da seiva bruta existente nos vasos xilémicos. Considera os factos e os estudos experimentais apresentados em baixo.
2.1 Indica os factos e estudos experimentais que apoiam que:
a) A pressão radicular é responsável pela elevação da seiva bruta desde as raízes até ao caule das folhas.
b) A pressão radicular não pode ser o único mecanismo responsável pela subida da seiva bruta até às folhas.
B: Teoria da