Pré-Socráticos
Graduação em Direito
OS GREGOS
Belo Horizonte,
2013
REFERÊNCIAS
CHAUÍ, Marilena. Introdução à História da Filosofia. 1. ed. rev. e ampl.
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Graduação em Direito
Emanuella Ramos Trindade OS GREGOS
1 FILÓSOFOS GREGOS EM DESTAQUE
Tales de Mileto: (Para Tales tudo é água. Segundo ele a água é a substância fundamental da Natureza, pois a mesma possui qualidades únicas de mutação.)
Anaximandro de Mileto: (Postulou que o Universo era eterno e infinito e seu centro era ocupado pela Terra à qual atribuiu uma forma cilíndrica. A substância fundamental do Universo era algo intangível o Ilimitado, para ele o Universo dança sozinho. Primeiro modelo mecânico do cosmo.)
Anaxímenes de Mileto: (Para ele a substância fundamental da Natureza era o ar, pois a medida que sua densidade mudava, compunha todas as coisas.)
Heráclito de Éfeso: (Defendia a ideia de que tudo está em mudança e nada permanece parado. O primeiro a considerar o conceito de ‘’Devir’’. Para ele o movimento é real e permanência não, é apenas ilusória.)
Parmênides: (Acreditava que toda mutação é ilusória. A realidade é imutável, estática e sua essência incorporada na individualidade divina de Eon, ou Ser, que permeia todo o Universo.)
Pitágoras: (Baseava-se na noção de que tudo é numero, estabelecia relações numéricas em todos os aspectos da Natureza e da vida.)
Filolau de Crotona: (De acordo com ele a Terra gira em torno de um ‘’fogo central’’, o ‘’forno do Universo’’ e este é responsável por todo vigor e a energia do cosmo).
Demócrito: (Segundo ele, o mundo é composto por infinitos átomos, de diferentes formas. E todos os objetos existentes na Natureza são compostos por eles).
2 RELAÇÃO ENTRE AS ESCOLAS IÔNICAS E ATOMISTAS
É possível estabelecer uma relação entre essas duas escolas, visto que as duas