Herança genetica
Aluna: Jessica Sueli Silva Souza N°09
Série: 3° Secretariado Turno: Manhã
Professor: Moacir Disciplina: Biologia
Desenvolvimento Histórico Das Teorias sobre a Hereditariedade
Campina Grande 08/04/2014
Introdução
A transmissão das características dos pais para os filhos, ou seja, a hereditariedade é um problema que sempre preocupou pesquisadores e cientistas, desde o começo da civilização. É provável, dentro de uma lógica científica, que nossos antepassados devem ter começado a questionar sobre os mecanismos da hereditariedade tão logo a evolução tenha determinado o aprimoramento do cérebro, tornando-os capazes de formular indagações (questionamentos).
A descoberta Dos Gametas
Os Gâmetas ou gametas (chamados ainda de células sexuais) gameta masculino é o espermatozoide, gameta feminino é o ovulo. são as células dos seres vivos que, na reprodução sexuada, se fundem no momento da fecundação ou fertilização (também chamada concepção, principalmente nos seres humanos) para formar um ovo ou zigoto, que dará origem ao embrião, cujo desenvolvimento produzirá um novo ser da mesma espécie.
Os gâmetas são células haplóides, ou seja, têm apenas um conjunto de cromossomas, uma vez que são produzidos pormeiose, enquanto que o ovo é diplóide. Os órgãos onde são produzidos os gâmetas chamam-se gónadas. O processo de produção de gâmetas chama-se gametogénese.
Os gâmetas têm tipos morfologicamente distintos e o órgão ou o indivíduo que produz o gâmeta de maiores dimensões – ovócito - tem a denominação de fêmia ou feminino, enquanto que o que produz o gâmeta menor, normalmente móvel, é chamado macho ou masculino.
A teoria da pré-formação
A Teoria da pré-formação