Supercomputadores
Introdução
Para que possamos entender a importância dessas maquinas super poderosas em processamento e as infinitas possibilidades de aplicação, precisamos também compreender como elas surgiram e quais são suas principais características.
Conhecendo o que são supercomputadores e como eles atuam no mundo de hoje, podemos observar importantes benefícios trazidos à humanidade pelo trabalho desenvolvidos nessas maquinas.
Supercomputadores
Grande porte, enorme capacidade de memória e de processamento de informações, estas são algumas características de um supercomputador.
A vantagem de se ter um desses supercomputadores com altíssima capacidade e velocidade é a possibilidade de se fazer inúmeras rotinas intensas e cálculos muito complexos, como resolver problemas envolvendo equações matemáticas intermináveis, meteorologia, modelagem molecular e simulações físicas e espacial.
Um fato curioso é que a velocidade de processamento e capacidade de memória dos supercomputadores de hoje tendem a ser as mesmas dos computadores pessoais de amanhã. Um modelo quad-core de 2.66 Ghz, por exemplo, supera o supercomputador Cray C90, que valia milhões de dólares no começo da década de 90.
Ou seja, com o passar dos anos, pesquisas e avanços das tecnologias conseguimos atingir os mesmos resultados com um espaço e preço reduzidos.
Como vimos, supercomputadores são únicos em vários aspectos, iremos ressaltar algumas dessas principais características.
- Velocidade de Processamento: A velocidade de processamento de um supercomputador é medida em FLOPS (Floating Point Operations Per Second), ou seja, é quantidade de operações de ponto flutuante por segundo.
Os supercomputadores atuais atingem velocidades na grandeza dos petaflops (PFLOPS), o que equivale a quatrilhões de cálculos por segundo.
Para se ter uma ideia, o processamento de um computador pessoal top hoje chega aproximadamente 20 gigaflops (Intel Core i7 X 980 (4.5GHz)), ou seja, cerca de 1 milhão