Hepatite B
A hepatite B é uma doença transmitida pelo vírus VHB, que tem predileção por infectar os hepatócitos, as células do fígado. Essas células podem ser agredidas pelo VHB diretamente, ou pelas células do sistema de defesa que, empenhadas em combater a infecção, acabam causando um processo inflamatório crônico. É a inflamação do fígado devido à infecção pelo vírus da hepatite B.
3.1 Causas
O vírus da hepatite B está presente no sangue, na saliva, no sêmen e nas secreções vaginais da pessoa infectada. A transmissão pode ocorrer por via perinatal, isto é, da mãe para o feto na gravidez, durante e após o parto, através de pequenos ferimentos na pele e nas mucosas; pelo uso de drogas injetáveis e por transfusões de sangue (risco que praticamente desapareceu desde que o sangue dos doadores passou a ser rotineiramente analisado).
As relações sexuais constituem outra via importante de transmissão da hepatite B, considerada uma doença sexualmente transmissível (DST). Contato direto com sangue em ambientes da área de saúde. Tatuagens ou acupuntura com agulhas ou instrumentos sujos. Agulhas compartilhadas durante a utilização de drogas.
3.2 Sintomas
A pessoa pode não apresentar sintoma algum ; Pode sentir-se doente por alguns dias ou semanas; Pode sentir-se muito doente (chamada hepatite fulminante).
Algumas pessoas não conseguem se livrar completamente da infecção da hepatite B. Nesse caso, é chamada de hepatite B crônica.
Os primeiros sintomas podem ser:
Perda de apetite
Fadiga
Febre baixa
Dores nos músculos e articulações
Náuseas e vômitos
Pele amarelada e urina escurecida por causa da icterícia
*** Pessoas com hepatite crônica podem não apresentar sintomas, mesmo se o fígado estiver sendo gradualmente danificado.
3.3 Tratamento
A hepatite aguda não precisa de outro tratamento além do monitoramento cuidadoso do fígado e de outras funções do corpo com exames de sangue. O paciente precisa descansar bastante, beber muito líquido e