Hepatite b
O que é hepatite B, transmissão, diagnóstico, tratamento e prevenção
O que é hepatite B
A hepatite B é uma doença contagiosa do fígado que varia de gravidade, de moderada durando algumas semanas, até grave para toda a vida. Essa doença é decorrente de infecção pelo vírus da hepatite B. Hepatite B pode ser aguda ou crônica. A Hepatite B aguda é uma doença de curta duração que ocorre dentro dos primeiros 6 meses depois da exposição ao vírus. A infecção aguda pode se transformar em crônica. A hepatite B crônica que uma doença de longa duração que ocorre quando o vírus permanece no organismo da pessoa.
Gravidade da hepatite B
A hepatite B crônica é uma doença grave que pode resultar em problemas de longo prazo para a saúde, incluindo danos ao fígado, câncer de fígado ou até a morte.
Probabilidade da hepatite B aguda tornar-se crônica
A probabilidade da hepatite B aguda tornar-se crônica depende da idade na qual a pessoa foi infectada. Quanto mais jovem for a pessoa infectada pelo vírus, maiores serão as probabilidades dela desenvolver hepatite B crônica. Aproximadamente 90% dos bebês com menos de 1 ano de idade infectados desenvolverão hepatite B crônica. Para crianças entre 1 e 5 anos de idade as chances de desenvolverem hepatite B crônica são entre 25-50%. Esse risco cai para 6-10% quando a pessoa infectada tem mais de 5 anos de idade.
Transmissão da hepatite B
A hepatite B é transmitida quando sangue, sêmen ou outro fluido infectado com o vírus da doença entra no organismo de uma pessoa infectada. A transmissão da hepatite B pode ocorrer durante:
* O nascimento, passando da mãe infectada ao bebê.
* Relação sexual com um parceiro infectado.
* Compartilhamento de agulhas e seringas infectadas.
* Compartilhamento de itens como aparelho de barba ou escova de dentes com uma pessoa infectada.
* Contato direto com sangue ou feridas abertas de uma pessoa infectada.
* Exposição a sangue proveniente de agulhas ou outros instrumentos