hepatite b
TECNICO EM ENFERMAGEM
HEPATITES VIRAIS
PIMENTA BUENO/RO
2011
ELIZINÉIA RODRIGUES NINKE
MARIA IVONETE DOS SANTOS F. SOUZA
SUELLEN MENDES SATHLER
TAISE GAMA RIBEIRO
HEPATITES VIRAIS
Trabalho de conclusão de curso apresentado à escola DELTA-Centro de Educação Profissional, como requisito parcial para obtenção do titulo Técnico em Enfermagem, sob orientação da professora Enfermeira Juliana Ferreira Biazatti.
PIMENTA BUENO/RO
2011
1. INTRODUÇÃO
As hepatites virais são doenças provocadas por diferentes agentes etiológicos, que podem apresentar características epidemiológicas, clínicos e laboratoriais (BRASIL. 2008).
As hepatites virais podem apresentar-se de 05 formas: Hepatite A, Hepatite B, Hepatite C, Hepatite D e Hepatite E. Neste trabalho será focada a Hepatite A e a Hepatite B, pelo grande numero de casos encontrados no Brasil (BRASIL. 2008).
A principal via de transmissão da Hepatite A é a fecal-oral, por contato inter-humano ou através de água e alimentos contaminados, já a Hepatite B é transmitida por transfusão de sangue, compartilhamento ou reutilização de agulhas e seringas, exposição percutânea, ou de mucosa, a sangue ou fluidos corporais (BRASIL. 2008).
Os sintomas apresentados são o mal-estar, fraqueza, falta de apetite, náuseas, dores abdominais, icterícia e cirrose hepática. A Hepatite pode ser prevenida por meio de vacinas, medidas de higiene, uso de preservativo e controle dos bancos de sangues. Já o tratamento não existe para as formas agudas das Hepatites virais. O prognostico é muito bom para Hepatites do tipo A e E, a evolução resulta em recuperação completa, através da dieta (rica em carboidratos e pobre em gordura), repouso relativo medicamentos sintomáticos (BRASIL. 2006).
As Hepatites virais vêm