Revista Eletronica
Para Max Weber, a Sociologia deve interpretar e entender a ação social para explicar seus efeitos na sociedade. O cientista social deve descobrir os sentidos da ação social, ou seja, a motivação individual por trás de cada ação social praticada
AÇÃO SOCIAL
Ponto de partida da teoria weberiana. É uma ação com sentido.
Cada indivíduo na sociedade age de acordo com o motivo que é dado à sua ação, sejam tradicionais, interesses racionais ou emotivos
Burocracia
Segundo a concepção popular
Sinônimo de uma empresa ou organização onde os papéis se multiplicam, ganham volume e prejudicam ou impedem as soluções rápidas ou eficientes. Esses elementos não desejáveis é o que chamamos de Disfunções da Burocracia, ou seja, seus “efeitos colaterais”.
Segundo Max Weber
Para ele, a Burocracia é exatamente o contrário da concepção popular: a Burocracia é uma forma de organização eficiente por excelência. Burocracia se relaciona às regras, e elas são escritas e ditam previamente como deve ser o funcionamento da organização. O objetivo é chegar a uma organização e padronização que gere documentação que formalize e comprove a ação.
Entendendo a ação social...
Uma pessoa, ao cozinhar, está exercendo uma ação. Mas se for um cozinheiro que prepara pratos para um restaurante, ele estará exercendo umaação social, pois está cozinhando tendo em vista a ação de seus clientes que irão saborear a comida. Compreendeu?
A relação social e de poder
Quando orientamos nossos atos para outras pessoas, estamos influenciando ou sendo influenciados a cada instante. A vida social é assim: interação com o outro. O ator social molda seus atos com o objetivo de influenciar os outros e essa influência pode ser entendida como poder, que pode vir da força física, da posição social, do dinheiro e de promessas. Uma sociedade capitalista é inconcebível sem relações de poder e de autoridade!
A charge abaixo ilustra a relação