A MEMÓRIA PANTANEIRA NO CURSO DO RIO PARAGUAI.
Álvaro Banducci Jr.
O texto escrito por Álvaro Banducci Jr. trata de um estudo realizado durante uma viagem ao Rio Paraguai, no trecho entre as cidades de Cáceres no Mato Grosso e Porto Murtinho no Mato Grosso do Sul em Novembro de 1999.
Este estudo foi realizado para elaborar um trabalho sobre a pesca e o turismo no Pantanal, trabalho este que seria para avaliar o modelo de turismo aplicado nesta região, mas este trabalho acabou dando margem para o estudo sobre o impacto negativo do turismo na região entre Cáceres e Porto Murtinho para o meio ambiente.
Desta forma temos dois tipos de turismo na Região do Rio Paraguai, o primeiro que é o mais essencial que é o turismo do patrimônio histórico e cultural que existem as margens do rio como casas e fazendas da população pioneira do Pantanal, a segunda é o turismo da pesca esportiva que se tornou uma atividade rentável gerando emprego e renda extra para alguns ribeirinhos do Rio Paraguai, mas infelizmente não temos nenhuma fiscalização e muitos se valem de pesca esportiva, e acabam realizando a pesca predatória, ou seja, realizam a pesca com o intuito de venda, desta forma tira os peixes de quem realmente necessita da pesca para seu sustento e sobrevivência. Outro tipo de turismo que existe e que é vergonhoso, mas infelizmente nossos governantes fecham os olhos é o turismo sexual, principalmente com o aliciamento de crianças e jovens para a prostituição infantil.
No artigo de Álvaro Banducci Jr. Temos duas faces do turismo um que só representa o lucro, o dinheiro, o hoje, ou seja, o bem próprio. E o outro tipo que é o turismo cultural, social, de preservação e conservação de bens patrimoniais e ambientais, ou seja, as belezas do Pantanal e que podem oferecer oportunidades e desenvolvimento verdadeiro para a humilde população local.
RESUMO:
O turismo tem o intuito de atrair pessoas para determinados lugares a procura de cultura local, belezas naturais,