As memórias pantaneiras do Rio Paraguai
Disciplina: Cultura Brasileira
Tutor(a): Elisa Gomes
Estudante: Ellen Eunice Barreto de Oliveira.
Matrícula: 13217130065
Resenha do Texto: As memórias Pantaneiras do Rio Paraguai
Com base nos estudos de Álvaro Banducci Jr, o artigo trata sobre o impacto da costa fluvial no Rio Paraguai, abrangendo as cidades Cárceres (MT) e Porto Murtinho (MS).
Com a viagem dos pesquisadores para as margens do Rio Paraguai, eles tinham por principal objetivo fazer o estudo e o mapeamento das zonas de degradação nas margens do Rio Paraguai.
Esta resenha tem por objetivo ressaltar a pesca como principal atividade de desenvolvimento turístico daquela região; visa também avaliar o patrimônio histórico e cultural, que existe no Rio Paraguai. Por existir diversos tipos de modalidades de turismo naquela região, o principal tipo que predomina é o turismo cultural.
A cidade de Cáceres se localiza as margens do rio Paraguai, como a principal atividade daquele local foi a pesca, que atraia vários tipos de pescadores de todos os lugares, tornando-se um importante setor na economia local. Assim o turismo começou a tornar-se uma atividade diferenciada e que trazia lucros, quando não havia naquela região geração de renda e de emprego. O Turismo veio para consolidar a situação naquele local, com isso foram chegando pessoas de todos os lugares, para morar à margem do rio com o intuito de ter mais oportunidades com a nova atividade que gerava renda.
A deteriorização das margens do rio Paraguai, ocorreu por conta das barcaças que por ali passavam, fazendo suas manobras perigosas e com isso ocorria o desbarrancamento do solo que provocava a obstrução do rio, o que gerou a perda gradativamente da fauna, da flora e até do solo. O turismo de pesca esportiva, deu sinais de que já estava se esgotando por conta da crise que se agravou no cenário turístico daquela região. Essa crise ocorreu porque o fluxo de turistas caiu