Henry ford
ADE 401 – TIPOLOGIA DE LIDERANÇA
HENRY FORD
Henry Ford era um homem empreendedor, nascido em Springwells, em 30 de Julho de 1863 e falecido em 07 de Abril de 1947. Em 1896, Ford inventou o Quadriciclo, que foi a primeira carruagem movida sem a ajuda de cavalos que ele construiu, foi ele quem fundou a Ford Motor Company em 16 de junho de 1903 com a ajuda de mais 11 sócios investidores. Com $28.000 em dinheiro, este pioneiro industrialista fez nascer o que se tornou uma das maiores corporações do mundo. Henry era um gênio inventor, apaixonado por motores desde garotinho.
Quando recém fundada, a Ford Motor Company era apenas uma das 15 empresas fabricantes de carros em Michigan e de 88 nos USA. Mas quando ela começou a gerar lucros nos seus primeiros meses, ficou claro que a visão de Henry Ford para a indústria automobilística iria emplacar de forma grandiosa. Desde o inicio de sua carreira notou-se traços de uma liderança autoritária - Segundo Sant’anna (2010), o líder autoritário é “uma pessoa ditadora e soberana, o que comanda o grupo só pensando em si, não aceita as ideias de outro membro do grupo” (p.5) - Henry era líder controlador tanto em sua vida particular quanto profissional, visto que se distanciou da sua família Clara e Edsel (esposa e filho), por motivos profissionais, não permitindo assim que Edsel fosse para a faculdade e nem que servisse o exército, acreditava que todo o conhecimento e experiência de que o filho precisava estava ali, pois se ele aprendeu na prática, seu filho também poderia aprender, o patriarca achava que o lugar do filho era ali, perto dele, como seu aprendiz.
A empresa, até a terceira geração era administrada por Ford, ela passou das mãos do fundador para seu único filho, voltou para suas mãos por ocasião da morte deste e depois passou para o seu único neto Henry Ford II. Henry era tão possessivo com a empresa, que nomeou Edsel presidente da Ford, no intuito de