Relatorio de estagio
As questões ambientais, ecológicas e sociais, presentes nos meios de comunicação, vêm fazendo com que os contadores e os gestores empresariais passem a considerá-la nos sistemas de gestão e de contabilidade, dando ensejo ao reconhecimento da Contabilidade ambiental. Nesse contexto este capítulo irá abordar a origem, o conceito, e tipos de contabilidade ambiental, conceituar custos, tipos de custos, ênfase em custos ambientais.
2.1 Conceitos de Contabilidade Ambiental Tinoco (2001) apud Paiva (2006, p.17) define Contabilidade ambiental como “um sistema destinado a dar informações sobre a rarefação dos elementos naturais, engendrado pelas atividades das empresas e sobre as medidas tomadas para evitar esta rarefação”. Conforme Sá (2000) apud David ( 2003, p.5) :
A denominação ambiental parece-me demasiadamente ampla como conceito. O mercado é ambiental, a natureza é ambiental, a tecnologia é ambiental, a lei é ambiental, a política é ambiental, em suma, tudo o que está for a do patrimônio é ambiental. Adotou-se , não obstante isso, para denominar de Contabilidade Ambiental a parte aplicada da contabilidade dedicada ao meio ambiente e da natureza”. A Contabilidade Ambiental se preocupa com a proteção do meio ambiente. Em função dos recursos naturais se tornarem cada vez mais escassos, um número crescente de empresas participa de um desenvolvimento sustentado, de gerenciamento ambiental para redução de custos operacionais, de cuidados para reduzir o risco de poluição acidental entre outros. (IUDÍCIBUS; MARION, 2000 apud DAVID, 2003, p. 5). Segundo Tinoco (2004) apud Viviane (2010, p.12) “a contabilidade ambiental é o registro do patrimônio ambiental: bens, direitos e obrigações ambientais, de determinada entidade e suas respectivas mutações, expressa monetariamente”. Em acordo com o referido conceito sobre