henri fayol
Obras: Criou o centro de estudos administrativos, onde se reuniam semanalmente pessoas interessadas na administração de negócios comerciais, industriais e governamentais, contribuindo para a difusão das doutrinas administrativas. Entre seus seguidores Luther Guilick, James D. Mooney, Oliver Sheldon, Lyndal F. urwick.
Também direcionou seu trabalho para a empresa como um todo, ou seja, procurando cuidar da empresa de cima para baixo ao contrario das idéias adotadas por Taylor e Ford.
Fayol juntamente com Taylor e Ford são considerados os pioneiros na administração. Sua visão, diferentemente de Taylor e Ford, foi a de um gerente ou diretor.
Em 1888, aos 47 anos, assumiu a direção geral da mineradora de carvão francesa Commentry-Fourcham Bault- Decazeville, em falência. Restabeleceu a saúde econômica e financeira da companhia.
Após 58 anos de estudo, pesquisa e observação reuniu sua teoria na obra administração industrial geral, em 1916.
Só foi traduzida para o inglês em 1949. Fayol sempre afirmava que seu êxito se devia não só as suas qualidades pessoais, mas aos métodos que emprega.
O método de Henri Fayol: contribuições para administração gerencial.
Henri Fayol foi um dos integrantes da escola clássica de administração contribuindo para um modelo gerencial administrativo onde existem alguns deveres aplicados aos gerentes, para se obter uma administração exemplar. A utilização desse modelo é valida, até hoje, e pode ser aplicado em empresas visando a otimização geral dos papéis gerenciais organizacionais.
Fayol considerava a empresa como sistema racional de regras e autoridades que justifica sua existência na medida em que atende ao objetivo primário de fornecer valor, na forma de bens e serviços, aos seus consumidores. A utilização de um modelo específico para aperfeiçoar necessidades gerenciais foi espelhada e atividades desenvolvidas na empresa onde trabalhou por mais de 30 anos, conseguindo mudar o quadro de empresa