Henri fayol
FERNANDA DAMASCENO AGUIAR
JULES HENRI FAYOL
ARIQUEMES
2010
FACULDADES INTEGRADAS DE ARIQUEMES
Fernanda Damasceno Aguiar
JULES HENRI FAYOL
Trabalho apresentado à disciplina de Administração Geral I do 2º período de 2010 do curso de Ciências Contábeis das Faculdades Integradas de Ariquemes – FIAR.
Professor: Sebastião Edvaldo Pinsan
ARIQUEMES
2010
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo analisar a vida, obra, a contribuição para a administração e toda a história de Jules Henri Fayol.
Jules Henri Fayol nascido a 29 de julho de 1841 em Istambul e falecido a 19 de novembro de 1925 em Paris. Um dos integrantes da escola clássica da administração. Em 1860, Fayol foi contratado para trabalhar na corporação mineradora e metalúrgica francesa Comambault. Fayol passou toda a sua vida nessa empresa, aposentou-se como diretor geral, em 1918. Em 1888, quando foi promovido a essa posição, a empresa estava à beira do desastre. Os acionistas não recebiam nenhum dividendo desde 1885, as fábricas só produziam prejuízos e as minas de carvão estavam quase fechando. Fayol conseguiu mudar esse quadro.
Henri Fayol foi um dos primeiros estudiosos a analisar a natureza da actividade empresarial, a formular uma teoria completa de gestão e a definir as principais actividades do gestor dentro das organizações: planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar.
Fez a ligação entre a estratégia e a teoria empresarial e destacou a necessidade de aprofundar a gestão e de cultivar qualidades de liderança. Fayol defendia que os mesmos princípios podiam ser aplicados em empresas de diferentes dimensões e de todo o tipo - industriais, comerciais, governamentais, políticas ou mesmo religiosas.
Fayol ao definir os princípios gerais da administração deixou claro que: os princípios não são rígidos nada é absoluto em matéria administrativa tudo em administração é questão de medida, de ponderação e de bom senso os princípios são