Hemorroidectomia
Curso: Auxiliar de Enfermagem
Disciplina: Enfermagem Cirúrgica
Hemorroidectomia
Professora: Mestra Paulina de Souza
Aluna: Maria Teresa Duarte de Medeiros
2º módulo- 2011
Sumário
Introdução03
Definição04
Noções de anatomia 04
Posição para a cirurgia05
Anestesia05
Etiologia05
Sinais e sintomas06
Diagnóstico06
Tratamento08
Cuidados Pré-operatórios09
Cuidados Pós-operatórios09
Complicações Pós-operatórias 10
Orientações Pós Alta11
Considerações Finais12
Referências 13
Glossário 14
* Introdução
Quando se fala em hemorroidas, o preconceito vem à tona e muitas pessoas que possuem a doença não procuram tratamento médico. Não existem dados precisos sobre a incidência no Brasil, mas segundo especialistas, as entrevistas apontam que 5% a 12% da população sofrem com a doença. No entanto, apenas 5% destes procuram auxílio médico. Outros dados mostram que 50% da população têm ou vai ter sintomas relacionados à doença em algum momento da vida. A faixa etária com maior incidência do problema está entre 45 e 65 anos.
A doença hemorroidária, conhecida popularmente como hemorroidas, consiste na dilatação dos vasos presentes na região do ânus, em sua parte interna, de maneira semelhante às varizes das pernas, podendo causar desconforto como sensação de volume no ânus, dor, sangramento e, nos casos mais avançados, a saída das hemorroidas pelo ânus após a evacuação, tecnicamente denominado prolapso hemorroidário.
Hemorroidectomia * Definição
Ectomia – Remoção cirúrgica
Hemorroidectomia - A operação consiste na dilatação do esfíncter retal e a remoção das veias varicosas.
* Noções de Anatomia
O canal anal apresenta três mamilos hemorroidários, que são plexos venosos (conjunto de veias), responsáveis pela drenagem do sangue da região anal. Estes mamilos também têm como função proteger o canal anal de algum trauma durante a evacuação, trabalhando como um amortecedor. Além disso, os