Gestão pública
Trabalho apresentado à professora Otamires Barbosa da Universidade Federal do Amazonas como requisito para nota parcial da disciplina de Empreendedorismo.
Trabalho apresentado à professora Otamires Barbosa da Universidade Federal do Amazonas como requisito para nota parcial da disciplina de Empreendedorismo.
ITACOATIARA, 2011
GERENCIANDO AS FINANÇAS
1. INTRODUÇÃO Para poder funcionar, as empresas precisam de dinheiro. O simples fato de uma empresa precisar de um imóvel para se instalar, máquinas e equipamentos para produzir, pessoas para trabalhar, matérias-primas para processar, significa, no fundo, a necessidade de recursos financeiros que permitam alugar ou comprar o imóvel, adquirir as máquinas e equipamentos, pagar os salários do pessoal, comprar as matérias-primas, recolher os impostos etc. Nenhuma empresa pode ser aberta sem um mínimo de capital inicial nem pode funcionar sem algum capital de giro. As empresas são organizações sociais que utilizam recursos para atingir objetivos. Quanto ao objetivo que perseguem, existem empresas lucrativas quando o objetivo final é o lucro, e empresas não-lucrativas quando o objetivo final é a prestação de alguns serviço publico, independentemente do lucro. O lucro constitui o excedente entre a receita obtida e a despesa efetuada em uma determinada operação. O lucro significa a remuneração do empreendedor que assume os riscos do negócio. 2. COMO GERENCIAR AS FINANÇAS A maioria dos pequenos e médios empresários costuma administrar custos e finanças de maneira intuitiva, por não terem formação nessas áreas. Até um determinado momento, essa intuição permite obter um bom desempenho. Mas, quando a empresa começa a crescer, torna-se necessário buscar novos conhecimentos e contratar profissionais especializados para fazer administração financeira. É a hora em que o empresário necessita de maior informação