HEMOGLOBINOPATIA TRABALHO PRONTO
Hemoglobinopatia é a alteração da hemoglobina determinada geneticamente e que pode causar anemia.
Sangue
O sangue circula por todo o organismo bombeado pelo coração, transportando os elementos indispensáveis para a vida. O sangue constitui-se de uma parte líquida chamada plasma e de outra representada pelas células. As células são de vários tipos:
• Glóbulos brancos: responsáveis pelas nossas defesas às infecções.
• Plaquetas: células que atuam no estancamento das hemorragias.
• Glóbulos vermelhos: responsáveis pelo transporte de oxigênio dos pulmões para todo o corpo.
A anemia é uma deficiência da oxigenação dos tecidos do organismo por diminuir a capacidade de transporte de oxigênio pelo sangue. Esta diminuição do transporte ocorre quando há redução do número de glóbulos vermelhos e conseqüentemente, da quantidade de hemoglobina, ou quando há somente redução total da hemoglobina com número normal de glóbulos vermelhos contendo uma concentração menor de hemoglobina.
As causas de anemia são muito numerosas sendo as mais freqüentes a deficiência de ferro por problemas alimentares ou por sangramentos crônicos. Nestes casos, como em algumas outras formas de anemia, nesses casos o médico determina o tratamento adequado e com isso promove a cura.
Em outras formas de anemia, como as que nos interessam as hemoglobinopatias, existe uma alteração da formação da hemoglobinopatias por característica hereditária, não sendo possível obter cura com os recursos atuais da medicina
É uma substância complexa, formada por diversas partes. Uma destas partes é constituída de proteínas que são formadas no organismo de cada pessoa. Estas proteínas ligam-se ao ferro presente nos alimentos, formando a hemoglobina. Esta substância formada com ferro e proteínas tem a capacidade de fixar o oxigênio, sendo por isso responsável pelo seu transporte dos pulmões aos tecidos.
E nas hemoglobinopatia tem uma proteína que é formada defeituosa e apresenta características anormais. No