Hemoglobina bioquímica
Universidade Severino Sombra, Acadêmicas de Enfermagem, 3º Período.
RESUMO O corpo aumentou o fluxo de sangue rico em oxigênio dos músculos, mas estes ainda precisam extrair o oxigênio do sangue. A troca de oxigênio e dióxido de carbono é a chave. Uma proteína chamada hemoglobina, que se encontra nas hemácias (células vermelhas do sangue), transporta a maior parte do oxigênio no sangue. A hemoglobina pode se ligar ao oxigênio e/ou ao dióxido de carbono; a quantidade de oxigênio ligado à hemoglobina é determinada pela concentração de oxigênio, pela concentração de dióxido de carbono e pelo pH. Normalmente, a hemoglobina funciona assim:
A hemoglobina das hemácias que entra nos pulmões está ligada ao dióxido de carbono. Nos pulmões, a concentração de oxigênio é alta e a concentração de dióxido de carbono é baixa, por causa da respiração. A hemoglobina se liga ao oxigênio e libera dióxido de carbono. A hemoglobina é transportada, pelo coração e pelos vasos sangüíneos, para o músculo. No músculo, a concentração de dióxido de carbono é alta e a concentração de oxigênio é baixa, por causa do metabolismo. A hemoglobina libera oxigênio e se liga ao dióxido de carbono. A hemoglobina é transportada de volta para os pulmões e o ciclo se repete. À medida que você se exercita, a atividade metabólica fica alta e mais ácidos (íons de hidrogênio, ácido láctico) são produzidos e o pH fica mais baixo do que o normal. O baixo pH reduz a atração entre oxigênio e hemoglobina e faz com que esta libere mais oxigênio do que o normal. Isto aumenta o oxigênio distribuído para o músculo.
INTRODUÇÃO A Hemoglobina (HB) é uma proteína globular, que está presente em altas concentrações nas células vermelhas do sangue e é responsável pelo transporte de O2 para os tecidos periféricos, e transporte de CO2 e prótons (H+) Dos tecidos periféricos para os pulmões para ser excretado. Valores normais