Manipulação genética alimentar
Carolina Fonseca Saraiva
Ano lectivo 2011/2012
C:\Users\Utilizador\Pictures\EspigaRatos.jpghttp://4.bp.blogspot.com/_OGCAj5t9t_g/TO58hNkeufI/AAAAAAAAAAY/pZMtsuaYOs4/s1600/logo_brotero_transparente.png“Manipulação Genética Alimentar”
Sociedade, Tecnologia e Ciência
Índice
Introdução 3
Era da manipulação genética 4
Aplicações 5
OGM vs Transgénicos 6
Vantagens e Desvantagens de OGM 9
Controvérsias éticas, políticas e económicas 11
Área de cultivo de OGM no Mundo 14
Engenharia genética no futuro 18
Reflexão crítica 19
Conclusão 20
Bibliografia 21
Introdução
Há poucos anos a esta parte, ouvimos cada vez mais referências aos termos manipulação genética e engenharia genética.
A manipulação genética alimentar foi o tema escolhido para ser desenvolvido, uma que envolve tanto a nossa sociedade, como a tecnologia e a ciência. Outro motivo, foi o interesse que me despertou em saber mais sobre algo que tem sido tão discutido na comunicação social, e que na verdade, nunca soube de facto nem o significado destes termos, nem que estava ligado tão intrinsecamente à nossa alimentação e mais importante ainda, a extensão global que a engenharia genética já atingiu.
Este trabalho pretende dar uma visão geral sobre esta matéria, demonstrar o que envolve este processo, as suas vantagens e riscos, pelo menos os que já são conhecidos, quais as possíveis aplicações que a manipulação genética oferece, no fundo, o objectivo é justamente dar a conhecer um tema ainda pouco ou nada esclarecido para grande parte da sociedade, tema este que tem interesse para todos, uma vez que está a influenciar o que comemos, a integridade biológica de futuras gerações e o nosso ambiente.
Nos últimos anos, esta realidade de manipular genes tem provocado debates e discussões intensas, tanto entre governos, como por ambientalistas vs cientistas e entre o público em geral. Causa bastantes controvérsias éticas, políticas e