Relátorio Hemoglobina Glicosilada
CURSO BIOMEDICINA
HEMOGLOBINA GLICOSILILADA
Brasília,
Novembro de 2014
Hemoglobina Glicosilada
Introdução
A hemoglobina é uma metaloproteína responsável por promover a absorção, transporte e liberação de oxigênio. A glicosilação, ligação da glicose com a hemoglobina, é uma ligação irreversível, portanto o exame HbA1c mostra a concentração de glicose no sangue durante o período de vida das hemácias, que é em média 90 dias. Uma pessoa não diabética tem em média 5% de Hemoglobina glicosilada, já os pacientes diabéticos, quanto maiores forem os níveis de glicemia , maior será a porcentagem de HbA1c.
Este relatório descreve os procedimentos necessários para realização de uma dosagem bioquímica de hemoglobina glicosilada. Para que isso aconteça é necessário seguir um POP (Procedimento operacional padrão), e fazer uso de maneira adequada dos materiais de acordo com as instruções de cada kit. Quanto as condições de segurança é imprescindível o uso de Epi’s adequados, higienização das mãos, usar frascos e transporte adequado e identificar as amostras com os dados do paciente.
Objetivos
Realizar uma dosagem bioquímica de hemoglobina glicosilada de maneira eficiente prezando os cuidados adequados com os materiais para que a análise seja completa e fidedigna.
Metodologia
Equipamentos:
Centrifuga
Coluna de cromatografia por troca iônica
Espectrofotômetro
Materiais utilizados:
Kit de Hemoglobina Glicosilada contendo:
Resina
Solução hemolizante
Padrão de Glicohemoblobina
Amostra (soro)
Tubos de ensaio
Pipetas
Procedimentos:
Adicionar 1 ml de sangue total em um tubo de ensaio e marcar no tubo onde está a quantidade de sangue, centrifugar durante cinco minutos a 1500-2000 rpm. Retirar o soro, sobrenadante, com o auxilio de uma micropipeta e ressuspender o concentrado de hemácias. Adicionar três ml de NaCl ao concentrado, centrifugar por cinco minutos e retirar o sobrenadante, NaCl, e ressuspender