Hematologia
Sangue: tecido líquido, células em suspensão no plasma, sendo produzidas continuamente. Apresenta diversas substâncias em equilíbrio. Funções: respiração (eritrócitos transporte de gases), nutrição (plasma substâncias orgânicas e inorgânicas), excreção (leva ao rim e ao pulmão), transporte (hormônios, fármacos), correlação humoral (Ac) e homeostase.
55% composto por plasma (sendo esse 90% composto por água). O restante por células, numa relação de: 500 RBC/30 PLQ/1 WBC. O soro é a porção líquida do sangue coagulado, portanto possui pouco fibrinogênio e cálcio (diferente do plasma). * 5 a 5,5 milhões RBC/uL * 150 a 400 mil PLQ/uL * 5 a 10 mil WBC/uL
Em vasos de maior calibre, as células mais densas (RBC) ocupam a porção central, enquanto WBC ficam na porção marginal exercendo função de proteção (podem estar aderidos). Se a proteção não for suficiente, os leucócitos são mandados à região do problema. Assim, a leucometria pode variar durante o dia, o que não deve acontecer com a eritrometria.
Células com morfologia diferente ou inadequada são retiradas do sangue pelo sistema retículo endotelial (baço e fígado). A formação do plasma ocorre por ingestão de água e alimentos, difusão, trocas líquidas, absorção intestinal. A formação de células ocorre na MO, linfonodos e timo (maturação de linfócitos).
Órgãos Hematopoiéticos do Sistema Intrauterino: fígado é o principal órgão. * Fase pré-hepática, mesenquimal ou mesoblástica: 0 a 2 meses. Células produzidas no saco vitelino ou em estrutura próxima a aorta. Ilhotas de Wolf: megaloblastos (linhagem eritróide). Hemangioblastos endotélio e hematopoiéticas. * Fase hepatoesplênica: 2 a 7 meses. Fígado aparecimento do baço. Megaloblastos eritroblastos. Produção de granulócitos, monócitos, megacariócitos. * Fase esplenomielóide: 3 a 9 meses. Ossificação (sexto mês). Baço produz linfócitos (que passam por maturação) e granulócitos.
Hematopoiese extrauterina: dividida em