Trabalho nas diferentes épocas
Antiguidade Nessa época o trabalho manual era considerado como uma atividade menor, desprezível, que se comparava a atividade animal, no caso, este “trabalho manual” refere-se aos escravos. Era valorizado o trabalho intelectual.
Idade Média O trabalho intelectual era ainda valorizado, porém o trabalho manual passou a ser visto como castigo, sofrimento, uma forma de provação e fortalecimento do espírito.
Idade Moderna
Devido a concepção católica o conceito de trabalho era agora uma forma de lucrar, enriquecer e atingir sucesso econômico, além de ser associado a uma “benção divina”.
Idade Contemporânea
Define a autoconstrução do ser humano e o aspecto positivo é o fato do indivíduo não apenas se aperfeiçoar através do trabalho, mas também se libertar, pelo domínio exercido sobre a natureza. O aspecto negativo, segundo Karl Marx é que o trabalhador é obrigado a vender sua força de trabalho por questões de sobrevivência.
Trabalho Alienado Relaciona-se, por exemplo, quando a função do operário numa fábrica se restringe ao cumprimento de ordens relativas a qualidade e a quantidade da produção, tudo isso ocorre sem que o trabalhador decida sobre o resultado final de seu trabalho e sem controle algum sobre a finalidade do que produz. Ao repetir sempre as mesmas operações o trabalhador cria uma rotina