hematologia
Aluno (s):
Jéssica Dália de Paiva Assis
Título da Prática:
Coleta de sangue venoso e confecção de esfregaço.
Data: 07/09/2014
Introdução:
A obtenção de material biológico para analise é uma das etapas mais importante no laboratório, uma amostra de qualidade garante a boa execução do exame a ser liberado, a fase pré analítica comporta essa etapa que consiste na obtenção de amostra pelo profissional devidamente qualificado respeitando as normas de biossegunrança e trabalhando sempre com materias de qualidade.
Objetivos: Aprender a coletar amostras de sangue para confecçao de esfregaço sanguíneo.
Material e Métodos:
Tubos contendo Edta para armazenamento da amostra.
Seringa e agulha adequadas ao paciente.
Algodão seco e embebido em álcool para assepsia
Garrote.
.Curativo
O paciente deve-se assentar de forma confortável e que permita que o braço da coleta fique rente ao suporte. O profissional prepara todo o material necessário e garroteia o braço de forma com que as veias fiquem mais evidentes,depois de escolher a veia de melhor acesso ele faz assepsia e insere a agulha com o bisel para cima na luz da veia ,coleta se quantidade suficiente para todas as análises ,retira o garrote do braço do paciente,retira a agulha e coloca o algodão seco para evitar sangramento,coloca o curativo e de volta a amostra ele descarta a seringa no perfuro cortante e coloca o sangue no tudo deixando –o escorrer pela parede .tampa o tubo ,homogeneíza,e com a gota que sobrou na seringa ele confecciona o esfregaço que será posteriormente corado e analisado.
Resultados e Discussão:
Foram obtidas amostras pelos colegas de classe utilizando-se da solidariedade dos mesmo para permitir a coleta. Todos fizemos coletas e confeccionamos esfregaços ate obtermos êxitos na compreensão da técnica.
Conclusão:
Aprendemos a efetuar uma coleta de qualidade assegurando a biossegurança do colhedor e do paciente, nos