Academico
Para desenvolvermos qualquer atividade laboratorial, é preciso conhecer o ambiente a qual será trabalhado. As funções de cada material e se estamos aptos a desenvolver aquela atividade. Para isso é preciso que seja introduzido conhecimentos básicos de materiais, para que possamos reconhecer seu uso. Existem algumas regras neste ambiente, como usar jaleco, sapato fechado, cabelo bem preso, não comer. Tudo isso visando principalmente a nossa proteção e o bom resultado da pesquisa que está sendo realizada. Conhecendo as funções e as regras, estamos prontos para desenvolver tal atividade. No preparo de soluções precisamos conhecer algumas denominações e fazer alguns cálculos afim de ter resultados precisos no teste.
Objetivo
Conhecer o laboratório, suas regras de utilização e obter conhecimento acerca do preparo de soluções. Através de experimento simples e demonstração de materiais bem como atividade de preparação e cálculo de soluto e solvente. É de extrema importância conhecer o laboratório e suas regras de utilização, noção de espaço e lugar, como manusear equipamentos, como fazer sua limpeza, como preparar, pesar e criar soluções. Para obter substancias, calcula-las e identifica-las.
Materiais e métodos
• Pipeta
• Balão volumétrico
• Béquer
• Bureta
• Balança analítica
• Termômetro
Resultados e discussão Colocou-se uma pequena quantidade de permanganato de potássio em um vidro de relógio, em seguida o pesou em balança simples e obteu-se 0,035g do soluto. Depois fora adicionado em um Becker 25ml de água (H2O) E misturado, formou-se um liquido de coloração roxa e para maior precisão foi usada uma pipeta volumétrica de vidro com capacidade de 25ml.
Cálculos:
Preparo de soluções
1- KmnO4 -> 25 ml -> [0,1 mol]
2- Glicose -> 25ml -> [0,20 mol]
3- KmnO4 -> 1%
Respostas:
1-
K=39
Mn=55
O= 16 x