hematologia
A principal função do sangue é a de transportar o oxigênio e outros nutrientes como glicose, aminoácidos, proteínas, gorduras, água, eletrólitos e elementos minerais até as células do organismo e remover o dióxido de carbono e outros resíduos do metabolismo. O sangue participa do ajuste do teor de água dos diversos compartimentos líquidos do organismo e regula a concentração de íons H+ mediante trocas iônicas e pela ação dos sistemas tampão, fundamentais à manutenção do pH dentro de limites adequados à função das enzimas e organelas celulares.
O sangue distribui os hormônios produzidos pelas glândulas endócrinas, por todo o organismo e participa dos mecanismos de regulação da temperatura corporal. O sangue concentra um importante sistema de defesa do organismo contra agentes invasores de diversas naturezas, incluindo-se as bactérias e agentes químicos.
O sangue participa do transporte e eliminação de substâncias absorvidas pelo organismo, inclusive os agentes farmacológicos, promovendo a sua eliminação, através dos pulmões, dos rins, pele ou pelas fezes.
COMPOSIÇÃO DO SANGUE
Os órgãos são agregados de muitas células, unidas por estruturas intercelulares de sustentação. Os grupos de células que desempenham uma mesma função são denominados tecidos. O organismo humano é constituído por cerca de 75 trilhões de células, organizadas em tecidos de diferentes tipos e funções. As hemácias são as células mais numerosas, das quais existem cerca de 25 trilhões.
O sangue é um tecido líquido complexo, de alta viscosidade, com grande teor de água e composto por elementos celulares e plasma. É formado por uma fase celular, que compreende os eritrócitos (hemácias), leucócitos (glóbulos brancos) e as plaquetas, que são fragmentos celulares. A outra fase do sangue é líquida, o plasma sanguíneo, que contém 91% de água; contém ainda proteínas, eletrólitos, gorduras, glicose, hormônios e numerosas outras substâncias.
O volume de sangue