Heineken 1
Relatório das atividades logísticas da fábrica Heineken.
A cerveja é a bebida alcoólica mais popular e antiga do mundo, sendo que cada região tem a sua cerveja favorita, porém a Heineken e a marca que mais atinge o mercado com 140 cervejarias em 70 países, fundada em 1863 por Gerard Adraan Heineken na Holanda em Zoeterwoude.
A fábrica tem com cerca de 1.000.000 de metros quadrados e mais de 1600 operários é separada em setores, usando tecnologia de ponta tem como objetivo: Fabricar a melhor cerveja; Como chegar aos clientes rapidamente e está sempre expandindo o mercado Basicamente a fábrica e divida em quatro áreas: Moinho, cervejaria, adega e as instalações de embalagens.
São necessários quatro simples ingredientes para a fabricação da cerveja que são: Água, Cevada, Lúpulo e levedura. A cevada passa por um processo para ser maltada em outra fábrica na Bélgica e transportada diariamente em caminhões até a fabrica de Zoeterwoude e é recebida por um mestre cervejeiro que faz a analise do produto para dar inicio aos processos de fabricação da cerveja, moagem, preparação, purificação, fermentação e filtragem.
A água utilizada e simplesmente água de torneira que vem de uma estação própria de tratamento capaz de tratar 450 litros de água por hora que é purificada em três etapas.
Uma sala de controle com sistemas que avisam qualquer falha na fabricação da cerveja e um laboratório a levedura e selecionada e clonada varias vezes para obter a mesma qualidade em todas as cervejas.
O engarrafamento e feito em diversos tipos de embalagem desde garrafas de 250 ml a latas de alta tecnologia, O processo é feito por maquinas de última geração, as garrafas entram nas máquinas são lavadas, envasadas, tampadas e segue para a pasteurização (processo que fazem ficar mais frescas nas prateleiras do mercado) e rotulação quem ganha vários rótulos com precisão e código de lote e fabricação, mas é o olho humano que verifica se está tudo dentro dos padrões