identificação de cátions
A importância da análise de cátions é a identificação ou pesquisa dos elementos ou íons que constituem uma substância. Quando dispomos de uma amostra desconhecida, a primeira exigência é, geralmente, determinar quais as substâncias que nela estão presentes. Este problema pode ser encontrado, em alguns casos, na forma modificada de identificarem-se as impurezas presentes numa amostra ou, talvez, de confirmar-se a ausência de algumas impurezas especificadas. A resolução destes problemas está no domínio da Análise Química Qualitativa.
Os métodos descritos para análise de cátions são sistemáticos, os cátions são classificados em cinco grupos, tomando-se por base sua peculiaridade a determinados reagentes. Pelo emprego sistemático desses assim chamados reagentes de grupo (que são específicos de cada grupo), podemos tirar conclusões sobre a presença ou ausência de grupos de cátions e também separar tais conjuntos para uma analise posterior.
Os reagentes usados para classificação de cátions mais comuns são o ácido Clorídrico, o ácido Sulfúrico, o sulfeto de amônio e o carbonato de amônio. A classificação baseia-se no modo como os cátions reagem a tais reagentes pela formação ou não de precipitado. Por isso, pode-se dizer que a classificação dos íons mais comuns é baseada nas diferenças de solubilidade de seus cloretos, sulfetos e carbonatos.
2 OBJETIVO
O Objetivo dos experimentos é fazer a identificação dos cátions em atrito com a chama e outros elementos químicos.
3 MATERIAIS E METODOS
1º Experimento:
Material: Fio de Níquel Cromo, Ácido Clorídrico (HCl), tubo de ensaio e bico de Bunsen.
Métodos: Em um tubo de ensaio limpo e seco foi adicionado dois dedos horizontais de ácido clorídrico (HCl), em seguida introduziu-se o fio de níquel a essa solução, e o mesmo foi levado a chama por três vezes consecutivas. Esse procedimento foi realizado com a intensão de esterilizar o fio de níquel.
OBS. A cada novo